domingo, 30 de janeiro de 2011

Ainda podemos mudar a situação

   Eu sei, estou atrasado falando disto: Os deslizamentos. Não aconteceu só na minha cidade, Rio. Não se resumam a ela; pode ter sido a que teve mais repercusão ou que foi a pior tragédia, mas não foi a única cidade atingida. Chega a ser egoísmo falar só sobre a tragédia de Petrópolis,Teresópolis e etc. A culpa não é das pessoas que moram nas áreas de risco. Você acha mesmo que elas queriam estar lá? Acha que elas queriam morar lá,  sabendo do grande risco de vida que correm?Óbvio que não! Essas pessoas não tem dinheiro o suficiente para morar em um lugar decente. Mas.. como o governo não ajuda, e isso envolve diversos assuntos, aconteceu essa tragédia que abalou o país inteiro. No meu estado as áreas afetadas foram Nova Friburgo,Teresópolis,Petrópolis e Sumidouro. As pessoas mortas chegaram a 1.000, sem contar os desaparecidos. Você via na televisão e era de chorar.Nessas horas você precisa agradecer pela sua casa que ainda está aí, que você ainda está com sua família e se por no lugar dessas pobres famílias que perderam tudo; de casa a família. Você aí que fica depressivo no quarto reclamando da sua família, já pensou sua vida sem ela? Então vê se para e agradece por ela, pensa no sofrimento das pessoas que perderam seus entes queridos? Essas que estão deitadas no chão da rua sem rumo para a sua vida destruída. Eu sei que ficamos chateados com o pai, mas não querer mais viver com eles é sacanagem(desculpe a palavra). A tragédia não foi só no Rio. Aconteceu em Santa Catarina,São Paulo,Belém.. eu mesmo não pude desembarcar em PortoBelo na minha viagem pois a cidade estava alagada! Segundo alguns estudiosos, se agirmos um pouco mais rápido, em SP em 5 anos podemos recuperar o tempo perdido. Eu não sei não.. como todos só pensam em dinheiro hoje em dia, mesmo os políticos não precisando mais, não sei se vamos conseguir em 5 anos. Isso tudo não começou a pouco tempo. Começou lá atrás, quando o nosso 'querido' Pedro Álvares Cabral chegou aqui com os escravos. Retrocedemos 300 anos enquantos os outros avançavam os mesmos 300. Quando a  princesa Isabel declarou a Lei Áurea; ela não fez errado, mas não sabia as consequencias de seu ato bondoso. Os escravos não tinham que ganhar a vida em algum lugar!, ou seja iam para a cidade grande, mas lá não tinha lugares para eles viverem. Começaram a construir, construir e construir, até que não tinha mais espaço e construiram em morros. Muitos anos depois foi isto aqui que estamos vendo que aconteceu. Esperamos que o governo ajude essas pessoas desabrigadas. Dilma, não sou contra nem a seu favor, mas você já tem um trabalho a fazer. Eu lhe prometo que não é simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário